Início Interesse Nacional

Interesse Nacional

A atualidade da necessidade de ferrovias para o Projeto Nacional de...

O Brasil abandonou sua malha ferroviária e paga um elevado preço por esse ato no seu Projeto Nacional de Desenvolvimento.
Sabá das Bruxas, Francisco Goya (1797-1798)

A diplomacia patética

A diplomacia brasileira ganhou autoridade resolvendo conflitos, em vez de fabricá-los como nos dias de hoje.
Operários de Tarcila do Amaral

As causas da desindustrialização brasileira

O processo de queda da participação da indústria no PIB do Brasil se iniciou no Governo Collor, com a abertura "ideológica"...

A segunda esquadra, a Amazônia e o Atlântico Sul

Inúmeras são as razões que justificam uma Esquadra na Costa Norte e uma maior presença do Poder Naval Brasileiro na região.

A Amazônia e as Forças Armadas: defender e conservar, uma questão...

As Forças Armadas são indissociáveis da Amazônia. A vivência das Forças Armadas na vida da selva e a capilaridade de seus efetivos construíram conhecimento e capacidade militar.
soberania da Amazônia

Amazônia: entre a soberania retórica e a efetiva

No mês em que comemoramos os 197 anos da independência do Brasil, fazer valer o monopólio coercitivo administrativo do poder estatal sobre o território sob sua jurisdição é a essência da soberania.

Necessidade de ações efetivas na Amazônia brasileira

Certamente, a ideia de que não temos ameaças é uma falácia. Temos muitas e nunca receberemos aviso prévio de quando seremos ameaçados.
Amazônia

Brasil deve ampliar presença militar e cooperação internacional na Amazônia

Não há conflito entre a ampliação da presença econômica, social e militar do Estado brasileiro na Amazônia e o fortalecimento da cooperação internacional na região.
Instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Especialista afirma que acordo com os EUA em Alcântara é prejudicial...

Especialista em assuntos espaciais diz que Acordo de Salvaguardas com os EUA sobre Alcântara é prejudicial ao Brasil. Veja Relatório completo aqui no Portal Bonifácio.
The Economist

A Amazônia e a maldição de Tordesilhas

A pressão internacional contra o Brasil envolvendo o destino da Amazônia tem sua explicação no tema do momento, que é a questão do meio ambiente e o aquecimento global. Mas sua origem pertence ao que denomino maldição de Tordesilhas, ou seja, a incapacidade do Brasil de integrar plenamente ao seu território o espaço geográfico, econômico, cultural e demográfico da Amazônia, herdado do heroísmo e da tenacidade dos portugueses.