Abdicação de D.Pedro I

A abdicação do primeiro Imperador do Brasil, D.Pedro I. Artista: Aurélio de Figueiredo (Areia-PB, 1854 - Rio de Janeiro, 1916).

A Seção Brasiliana do Portal Bonifácio registra, neste 7 de abril, a abdicação de D.Pedro I em favor de seu filho D.Pedro II, o fim do Primeiro Reinado e o início do Segundo Reinado no Brasil em 1831. Sob influência de uma revolução que depusera o Rei Carlos X na França, liberais brasileiros iniciaram uma campanha pela abdicação de D.Pedro I, cuja presença no trono era associada ao colonialismo português. Diante da pressão, na madrugada de 7 de abril o Imperador entrega o documento de transferência da Coroa ao seu filho, de cinco anos de idade, futuro Imperador Pedro II e com lágrimas nos olhos despede-se do país que transformara em Nação Independente e embarca para a Europa.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui