A comemoração da Independência do Brasil

    No dia 7 de setembro de 1822, D Pedro I proclamava a nossa independência. O Brasil deixava de ser a colônia portuguesa de além-mar e passava a ser uma nação livre e soberana que caminharia com seus próprios pés.

           Para um brasileiro, a relevância da comemoração desta data está diretamente relacionada ao sentimento que tenha para com o seu país, o que, de certa forma, é resultado do entendimento da importância que o Estado tem em nossas vidas e do papel que nos cabe, como cidadãos.

    Infelizmente, por várias razões, algumas até perversas, esta questão não vem sendo tratada de forma adequada em nossas Escolas e nem tão pouco em outras instâncias, tendo como exemplo parte da nossa imprensa.

           Na sua luta diária pela sobrevivência, o cidadão comum não se dá conta de que tudo aquilo que está a sua volta e orienta sua vida é fruto da existência do Estado que lhe dá as condições para que escolha seus representantes, ordena por meio das leis a sua vida social, econômica e política e, ainda, lhe deve prover segurança, saúde e educação.

           É neste pedaço de chão que nascemos e vivemos, crescemos, trabalhamos, temos lazer, nos comunicamos com idioma próprio, temos liberdade de ir e vir, entre muitas outras coisas. Esta é a nossa pátria. Sem ela nada nos seria garantido, basta olharmos a situação dos milhares de refugiados que vagam pelo mundo vivendo em condições sub-humanas. Nós e nossas famílias não estamos largados à mingua, fazemos parte de algo maior.

           Desde o grito do Ipiranga muitos brasileiros edificaram e multiplicaram as nossas cidades, mantiveram as nossas fronteiras, engrandeceram o Império, criaram e aperfeiçoaram a nossa República, lutaram por um país mais justo e livre, contribuíram para uma inserção maior da mulher na sociedade, bem representaram o nosso país nos fóruns internacionais e nos campos de batalha na II Guerra Mundial e promoveram o desenvolvimento nacional.

           Quando passamos a ter o sentimento de pátria damos um significado mais amplo a nossa existência uma vez que nos inserimos na história de uma entidade perene que existia antes de nascermos e continuará muito além de nosso passamento.

           Assim como comemoramos o aniversário de todos os que nos são caros, não nos faltam razões para festejar a data de nascimento de nosso país, que foi o nosso berço, berço de nossos ancestrais e será de nossos herdeiros.  

           Ao comemorarmos devemos lembrar do compromisso que temos com aqueles que nos legaram tudo que temos e somos hoje, do compromisso que devemos manter com aqueles que ombreiam conosco neste mesmo espaço do globo terrestre, e também o compromisso com as gerações futuras, o que nos orienta para dar o nosso melhor para que filhos e netos vivam em lugar seguro e próspero.

           Viva o 7 de setembro. Viva a República Federativa do Brasil. Viva a nossa Pátria!

    Eduardo Diniz
    General de Divisão da Reserva do Exército Brasileiro.

    Não há posts para exibir

    3 COMENTÁRIOS

    1. Belíssima homenagem e manifestação de amor ao nosso país! O Sete de Setembro é o dia em que devemos demonstrar respeito e preservar e honrar a conquista de nossos heróis: a Independência do Brasil! Oremos para que Deus abençoe sempre esta Terra de Santa Cruz!
      Parabéns, General Diniz, pelo belo texto! ???

    Deixe um comentário

    Escreva seu comentário!
    Digite seu nome aqui