Início Opinião Nacional

Opinião Nacional

O Patriarca da Independência e a educação

É de Bonifácio a frase: “No Brasil, a virtude, quando existe, é heroica, porque tem que lutar com a opinião e o governo”.
Amazônia

Brasil deve ampliar presença militar e cooperação internacional na Amazônia

Não há conflito entre a ampliação da presença econômica, social e militar do Estado brasileiro na Amazônia e o fortalecimento da cooperação internacional na região.
Instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Especialista afirma que acordo com os EUA em Alcântara é prejudicial...

Especialista em assuntos espaciais diz que Acordo de Salvaguardas com os EUA sobre Alcântara é prejudicial ao Brasil. Veja Relatório completo aqui no Portal Bonifácio.
The Economist

A Amazônia e a maldição de Tordesilhas

A pressão internacional contra o Brasil envolvendo o destino da Amazônia tem sua explicação no tema do momento, que é a questão do meio ambiente e o aquecimento global. Mas sua origem pertence ao que denomino maldição de Tordesilhas, ou seja, a incapacidade do Brasil de integrar plenamente ao seu território o espaço geográfico, econômico, cultural e demográfico da Amazônia, herdado do heroísmo e da tenacidade dos portugueses.
ruína argentina

Ideologia na política econômica Domingo Cavallo e a ruína Argentina

Um cenário com selo de desastre é a entrega da economia a uma só cabeça, sem contrapontos e contrabalanços de proteção.

O cenário global e o novo banco do Brics

Em panorama de baixo crescimento econômico e crise financeira, bancos de desenvolvimento podem voltar a cumprir o papel histórico que sempre lhes foi delegado

Soberania é ponto-chave no acordo Mercosul-UE

Abertura ao comércio internacional pode ser uma alavanca para o progresso, desde que submetida a um soberano projeto nacional de desenvolvimento

Ancestralidade dispersa

Mestiços dos estados do Sul têm mais linhagens de DNA ameríndio do que os grupos indígenas atuais da região

Efeitos da Lava Jato na economia brasileira

O Brasil se deixou tomar de assalto por interesses estrangeiros e destruiu suas grandes construtoras ao adotar o moralismo como política de Estado
crise argentina

A tragédia argentina e a ortodoxia econômica

O que se vê na Argentina é a disputa entre o fracasso da ortodoxia econômica liberal de Macri e a memória dos melhores momentos do peronismo, que se expressa em Alberto Fernandez/Cristina Kirchner. O crescimento da pobreza e do desemprego; a aceleração da inflação e a alta dos juros, o derretimento da moeda e a desorientação do governo minaram as chances de Macri e abriram o horizonte para o retorno triunfante dos peronistas.