O Instituto José Bonifácio, por decisão unânime de seu Conselho, concedeu ao ex-presidente José Sarney o Prêmio José Bonifácio de Personalidade do Ano de 2025, quadragésimo aniversário do início de seu governo de redemocratização do Brasil.
José Sarney foi o 31º presidente da República e conduziu o processo de redemocratização do Brasil depois de uma sucessão de governos militares. Levado ao cargo pela morte prematura do presidente eleito Tancredo Neves, enfrentou resistências à direita e à esquerda por herdar o governo fruto de uma coalisão entre o governo e dissidentes do PDS, partido do regime militar ao qual ele pertencera.
Político e escritor, foi elogiado por Darcy Ribeiro como romancista e ocupa a cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras (ABL), feito só alcançado antes pelo ex-presidente Getúlio Vargas.
Sarney conduziu o Brasil com o espírito de pacificador. Zelou pela democracia, legalizou os partidos de esquerda e reconheceu os sindicatos e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Adotou programas sociais de proteção dos pobres e orientou o Brasil para uma política externa independente e de defesa dos interesses nacionais.
Em tempos difíceis, de intolerância e radicalização política, o governo do presidente Sarney permanece como um momento iluminado da política como busca do bem comum.