Instituto José Bonifácio anuncia agraciados com o Prêmio José Bonifácio em 2021

    O Prêmio é conferido pela instituição a pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na defesa dos interesses nacionais, da democracia, do desenvolvimento social, da cultura, das artes e das ciências, valores e causas caros ao Instituto.

    A homenagem é constituída de um busto do Patriarca da Independência e um diploma, entregues em cerimônia a ser marcada em 2022 em São Paulo.

    Veja a lista dos agraciados:

    Cultura

    Paulinho da Viola

    Paulinho da Viola – Paulo Cesar Batista de Faria, cantor, compositor, autor de clássicos da música popular brasileira, é personalidade destacada da vida cultural brasileira.

    Jornalismo

    Rosângela Bittar

    Rosângela Bittar – Destacada jornalista brasileira, atuou nos jornais Gazeta Mercantil, Valor Econômico e O Estado de S.Paulo. Rosângela Bittar angariou respeito e credibilidade como editora, repórter e colunista política.

    Municipalismo

    Rogério Santos

    Rogério Santos – Especialista em saúde pública, prefeito de Santos na celebração dos 200 anos da independência do Brasil. Governa o berço do Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva.

    Ciência

    Rex Nazaré

    Rex Nazaré Alves – Físico nuclear brasileiro, foi presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear e teve papel fundamental na organização e execução do vitorioso Programa Nuclear Paralelo do Brasil. Rex Nazaré é um patriota e orgulho da ciência nacional.

    Esporte

    Zagallo

    Mário Jorge Lobo Zagallo – Bicampeão mundial de futebol como jogador e tricampeão como técnico, Zagallo é uma legenda do futebol do Brasil e do mundo, reconhecido por seu patriotismo.

    Política

    Lafayette de Andrada

    Lafayette de Andrada – Deputado federal, professor e advogado integra a Comissão da Câmara dos Deputados encarregada da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil. O deputado Lafayette de Andrada guarda relações de parentesco com o Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva.

    Liderança Indígena

    Ericivaldo Damsõkekwa

    Ericivaldo Damsõkekwa Xerente

    Professor indígena da etnia Ake/Xerente, cacique da aldeia Brejo Comprido (Tocantínia-TO). Graduado em Educação Intercultural, Mestre em Direitos Humanos e Doutorando em Antropologia Social, todos pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

    Mundo do Trabalho

    Chiquinho dos padeiros

    Chiquinho Pereira – Também conhecido como Chiquinho dos Padeiros, é presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e da Febrapan (Federação brasileira dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitaria e Padarias). Chiquinho dos padeiros é dirigente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e reconhecido como liderança do movimento sindical brasileiro.

    Direito

    Antônio Carlos de Almeida Castro

    Antônio Carlos de Almeida Castro – É advogado criminalista, destacado defensor da legalidade e da segurança jurídica no Brasil.

    Desenvolvimento Nacional

    Alysson Paulineli

    Alysson Paulinelli – Engenheiro agrônomo, foi ministro da Agricultura e personagem decisiva na expansão da agropecuária no Cerrado brasileiro. Alisson Paulinelli tem contribuição importante na segurança alimentar do Brasil e do mundo, razão pela qual foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

    Comunicação/Pessoa Jurídica

    Símbolo da Abrace

    Abrace (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) – Instituição que cumpriu papel fundamental na difusão, popularização e valorização do futebol brasileiro.

    Deixe um comentário

    Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

    Escreva seu comentário!
    Digite seu nome aqui