Instituto José Bonifácio anuncia agraciados do Prêmio José Bonifácio em 2020

    O Prêmio é conferido pela instituição a pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na defesa dos interesses nacionais, da democracia, do desenvolvimento social, da cultura, das artes e das ciências, valores e causas caros ao Instituto.

    A homenagem é constituída de um busto do Patriarca da Independência, uma medalha e um diploma e eventualmente este ano, em razão da pandemia da Covid-19, será entregue em cerimônia a ser marcada futuramente em São Paulo.

    Veja a lista dos premiados:

    Personalidade nacional

    Pelé – Edson Arantes do Nascimento, natural de Três Corações, Minas Gerais, é o Rei do futebol, o Atleta do Século e a maior personalidade brasileira do século XX. Pelé elevou com sua arte, talento e brasilidade o nome do Brasil em todos os rincões da Pátria e em todo o mundo.

    Música

    Martinho da Vila – cantor, compositor e escritor, nascido em Duas Barras, Rio de Janeiro, autor de vasta obra musical voltada para a exaltação da cultura e a preservação das tradições e da identidade nacional brasileira. Martinho da Vila é um compositor e cantor de grande popularidade e suas músicas são verdadeiros hinos da brasilidade.

    Desenvolvimento

    Josué Gomes da Silva – empresário do ramo têxtil, e dirigente de várias associações empresariais, é filho do ex-vice-presidente José Alencar. Josué tem se destacado como dirigente industrial interessado na agenda do desenvolvimento do Brasil.

    Ciência e Tecnologia

    Rogério Cézar de Cerqueira Leite – físico brasileiro formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pioneiro na inovação do ensino da física avançada no Brasil, fundador de instituições de ciência e pesquisa, destacadamente o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, entidade responsável pela gestão do Laboratório Nacional de Luz de Síncroton, considerado um dos mais completos do mundo. Rogério Cézar de Cerqueira Leite tem uma vida dedicada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

    Sindicalismo

    João Carlos Gonçalves Juruna – nascido em São Vicente, São Paulo, é vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e secretário-geral da Força Sindical. Foi dirigente da Juventude Operária Católica (JOC) e exerce influência sobre a agenda nacional de defesa dos direitos dos trabalhadores e pela retomada do desenvolvimento do Brasil.

    Agropecuária

    Roberto Rodrigues – nascido em Cordeirópolis, São Paulo, é engenheiro agrônomo, produtor rural e foi ministro da Agricultura do Brasil (2003-2006). É doutor honoris causa pela Unesp, onde foi professor e coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP e embaixador da FAU para o cooperativismo. Roberto Rodrigues ocupou funções de direção no movimento cooperativista brasileiro e internacional.

    Direito

    Gilmar Mendes – nascido em Diamantino, Mato Grosso, ministro do Supremo Tribunal Federal, foi advogado geral da União e fundador do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). O ministro Gilmar Mendes tem se destacado no debate jurídico nacional na defesa das teses legalistas.

    Defesa Nacional

    General Eduardo Villas Bôas – nascido em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, foi comandante militar da Amazônia e comandante do Exército Brasileiro. Em 2019, lançou o Instituto General Villas Bôas, voltado para promover o debate sobre um Projeto de Nação para o Brasil e a difusão de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência. O General Villas Bôas tem dedicado suas energias a defender o interesse nacional brasileiro.

    Memória Nacional

    Jorge Caldeira – nascido em São Paulo-SP, escritor, pesquisador e jornalista, fundador da Editora Mameluco, autor de uma vasta obra sobre a memória e a história do Brasil. Seu livro mais conhecido é Mauá: um empresário do Império, biografia de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Jorge Caldeira promove o mais conhecido esforço de um brasileiro para reunir as obras completas do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.

    Direitos Sociais

    Azelene Inácio Kaigang – nascida na terra indígena Carreteiro, município de Água Santa, Rio Grande do Sul, socióloga, servidora de carreira da FUNAI, é uma das lideranças indígenas mais respeitadas do Brasil. Participou da reunião de negociação para a busca de consensos entre estados e povos indígenas na Organização dos Estados Americanos (OEA) e recebeu o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos da presidência da República em 2006.

    Municipalismo

    Almira Ribas Garms – nascida em Assis, São Paulo, prefeita de Paraguaçu Paulista, São Paulo, cidade onde foi vereadora por quatro mandatos e presidiu a Câmara Municipal em duas gestões. Presidiu o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e foi Ouvidora da Secretaria Estadual de Assistência Social. Em sua trajetória política destacou-se como defensora dos municípios.

    Cultura

    Alessandra Ribeiro – nascida em Campinas, São Paulo, historiadora e urbanista pela PUC de Campinas, desenvolveu estudos voltados para a salvaguarda do patrimônio cultural e material e para a matriz africana. Alessandra Ribeiro se dedica a estudar e proteger a memória da influência da população de origem africana nas manifestações religiosas e na cultura do Brasil.

    Literatura

    Jorge Mautner – nascido no Rio de Janeiro-RJ, em 1941, logo após seus pais chegarem ao Brasil fugindo dos horrores do nazismo. Compositor, músico e escritor, Mautner é um dos intérpretes mais criativos da formação social brasileira, de sua miscigenação, sincretismo e originalidade.

    Política

    Perpétua Almeida – nascida em Porto Walter, Acre, deputada federal pelo PCdoB, presidiu a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e foi secretária de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa. A deputada Perpétua Almeida tem se destacado no debate dos temas de Defesa Nacional.

    Comunicação

    Johnny Saad – nascido em São Paulo-SP, é presidente do Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão e fundador da Associação Brasileira de Radiodifusores. À frente do Grupo Bandeirantes, tem se preocupado com a agenda da retomada do crescimento e do desenvolvimento do Brasil.

    Esporte

    Formiga – nascida em Salvador, Bahia, Miraildes Maciel Mota é a jogadora de futebol brasileira que acumula recordes mundiais. Participou de sete copas do mundo, de seis Olimpíadas e vestiu 151 vezes a camisa da Seleção Brasileira e conquistou três vezes a Copa Libertadores da América de futebol feminino. Formiga é exemplo de persistência e dedicação na vida e no esporte.

    Jornalismo

    José Antônio Severo – nascido em Caçapava, Rio Grande do Sul, jornalista, escritor e roteirista, foi repórter das revistas Realidade e Veja, dos jornais O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil e editor dos principais telejornais da Rede Globo e da Rede Bandeirantes. Escreveu Cem anos de Guerra no Continente Americano, Os Senhores da Guerra e uma biografia do General Osório, entre outras obras relacionadas com a história e a memória do Rio Grande e do Brasil.

    Liderança Jovem

    João Campos – nascido em Recife, Pernambuco, engenheiro civil, deputado federal pelo PSB, eleito prefeito de Recife, é filho do ex-governador de Pernambuco e ex-ministro Eduardo Campos e da economista Renata Campos, neto da ministra do TCU Ana Arraes e bisneto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. João Campos foi chefe de gabinete do governador de Pernambuco Paulo Câmara e é um dos jovens talentos da política nacional.

    Educação

    Marcelo Knobel – reitor da Unicamp (2017-2021), físico brasileiro nascido na Argentina, de onde seus pais fugiram da perseguição da ditadura militar. Educador premiado e respeitado no Brasil e no mundo, editou a revista Ciência & Cultura da SBPC e recebeu em 2010 a insígnia de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

    Saúde

    Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – instituição federal de pesquisa e desenvolvimento em saúde pública considerada uma das mais importantes do mundo. Foi criada em 1900 pelo renomado pesquisador e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, especializando-se em doenças tropicais. A Fiocruz tem prestado relevantes serviços à ciência e à saúde pública e sua sede fica no Palácio de Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

    In memoriam

    Anísio Teixeira (1900-1971) – educador, jurista e escritor, nascido em Caitité, Bahia, foi personagem central no movimento Escola Nova que na década de 1920 defendeu no Brasil o ensino público, gratuito, laico e obrigatório. É de Anísio Teixeira a ideia da educação integral, considerada atual até os dias de hoje. Suas ações pioneiras revolucionaram o conceito de educação e o ensino superior no Brasil.

    13 COMENTÁRIOS

    1. Parabéns a todos e principalmente a Alessandra Ribeiro cuja trajetória eu acompanho desde o berço . É um orgulho ter compartilhado deste seu sucesso.

    2. Parabens a parte dos premiados. Minha ressalva ao senhor Gilmar Mendes. Imagino que boa parte dos premiados sentirão constrangidos ao lado desse senhor…

    3. Parabéns para todos os agraciados! Como amante do futebol brasileiro, eu fico muito feliz pelo nosso Rei Pelé e a grande Formiga!

    Deixe um comentário

    Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

    Escreva seu comentário!
    Digite seu nome aqui