Na última quinta-feira, 11 de julho, o secretário de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, Aldo Rebelo, realizou uma palestra para oficiais do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira, participantes do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. O evento ocorreu no auditório do Comando Militar do Sudeste, localizado em São Paulo (SP), na parte da manhã.
Rebelo, que já foi ministro quatro vezes, comandou a pasta da Defesa do Governo Lula em 2015, experiência na qual esteve à frente de importantes projetos, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que visa a construção de submarinos convencionais e nucleares. Também conseguiu viabilizar o projeto KC-390, cujo desenvolvimento resultou na criação do avião de transporte militar de médio porte desenvolvido pela Embraer. Além disso, ele teve papel fundamental na modernização das Forças Armadas, promovendo a integração de suas três forças singulares e a valorização dos militares.
Durante sua palestra, o secretário abordou o tema “Desenvolvimento Nacional e Futuros Rumos para o Brasil”, utilizando como base as ideias delineadas em seu livro “O Quinto Movimento”, que apresenta uma série de propostas para o desenvolvimento do país, destacando a importância de um projeto nacional que integre diferentes setores da sociedade e promova crescimento e um estabelecimento de um rumo para a nação brasileira. Na ocasião, Rebelo ressaltou a necessidade de fortalecer a soberania nacional e fomentar o desenvolvimento econômico por meio da inovação e do avanço tecnológico.
O Secretário de Relações Internacionais também destacou os desafios atuais enfrentados pelo Brasil, incluindo o bloqueio ambiental que tem impedido o progresso de importantes projetos, como a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Na ocasião, Rebelo também abordou a complexa situação na Amazônia, ressaltando que a soberania nacional na região está ameaçada por vários fatores. Segundo ele, o Estado institucional está cada vez mais fragilizado e enfrenta a concorrência de dois estados paralelos: o crime organizado e as ONGs financiadas pelo exterior, apoiadas por entidades governamentais.
Além disso, Aldo Rebelo fez críticas às ideias que servem para cindir a coesão nacional. Segundo ele, os ideais que se fundamentam unicamente na biologia e nas identidades para dividir os brasileiros oferecem uma ilusão de igualdade para negar a verdadeira equidade entre diferentes setores da sociedade. O Secretário argumentou que tais abordagens dividem o Brasil, desviando o foco da luta pela verdadeira justiça social e pela soberania nacional.
A apresentação fez parte do programa de Viagem de Estudos Estratégicos ao Polo Econômico e Tecnológico do Brasil, que visa aprofundar os conhecimentos dos alunos, dentre os quais serão escolhidos os futuros oficiais-generais, sobre as possibilidades e limitações para o desenvolvimento do Brasil, especialmente nos assuntos relacionados à Defesa Nacional.
Estavam presentes as autoridades:
General de Exército Guido Amin Naves, Comandante Militar do Sudeste
General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da 2ª Divisão de Exército
General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste
General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)
General de Brigada Eduardo Rodrigues Schneider, Chefe da Assessoria Especial do Comando Militar do Sudeste