Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço sideral

    Por Lucas Rubio – Portal Disparada 06/03/2021

    Hoje é aniversário da Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao Cosmos. Ela está completando 84 anos de vida.

    Em 1963, Tereshkova foi selecionada para ir ao espaço sideral no programa Vostok-6 da União Soviética. Ela ficou quase três dias em órbita.

    Nasceu em 1937 no interior da Rússia soviética. Filha de um camponês, Valentina trabalhou na juventude como operária de fábrica e sempre teve espírito corajoso e atirado a aventuras. Entrou para o clube de paraquedismo da fábrica têxtil e isso foi um caminho sem volta.

    Tornou-se cosmonauta e passou por um rigoroso programa de seleção para ir ao Cosmos representar o seu país, a União Soviética, e o avanço científico da Humanidade.

    Ela subiu sozinha ao Cosmos em 16 de junho de 1963 e orbitou a Terra várias vezes. Quando retornou, foi recebida como heroína em seu país e em vários outros, transformando-se em uma celebridade. Ganhou a mais alta condecoração da URSS, a estrela de ouro de Heroína da União Soviética. Ganhou prêmios semelhantes em outros três países.

    Hoje, ela é deputada na Duma russa pelo partido de Putin.

    No mundo ocidental, na década de 1960, o ideal feminino era a imagem de mulheres que cuidavam do lar e dos filhos enquanto os homens trabalhavam. Na União Soviética, as mulheres eram diretoras de fábricas e fazendas coletivas, cientistas e iam ao Cosmos.

    Por Lucas Rubio

    Deixe um comentário

    Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

    Escreva seu comentário!
    Digite seu nome aqui