Símbolos nacionais

Sabiá

A ave-símbolo do Brasil é o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris). A escolha foi feita em 2002, por decreto presidencial, mas havia quem preferisse a ararajuba, ou guaruba (Guarubaguarouba), que é nativa do Nordeste e tem as cores nacionais. Já a árvore-símbolo é o pau-brasil (Caesalpinia echinata), considerado extinto desde 1920 e remanesce em parques e reservas. A flor-símbolo é o ipê-amarelo, da qual há mais de uma espécie.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou nordestina , mas não conheço esse passarinho de nome estranho, talvez indígena. Já o sabiá da mata, ou sabiá verdadeiro, ou Laranjeira, ouvi muito, quando criança. Meu pai nos ensinava fazer a diferença entre o canto dele, com o variante de nome “Gonga”, o qual tem um canto menos bonito.
    Melhor ser representado por uma ave canora, melodiosa, poética que por uma sangrenta , de rapina, ou pelos abutres .
    Somos da música, poesia, arte e paz .
    E claro, pelo desenvolvimento e crescimento em todas as áreas que beneficie os humanos e o planeta, como ciência e tecnologia.
    O sabiá- laranjeira muito me agrada, como nosso símbolo e em liberdade.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui