Ruy Barbosa

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio comemora, neste 5 de novembro, o aniversário de 172 do nascimento de Ruy Barbosa (Salvador-BA, 1849 – Petrópolis-RJ, 1923). Jurista, advogado, político, escritor, filólogo, tradutor e orador, foi coautor da Constituição da Primeira República, juntamente com Prudente de Moraes. Ruy Barbosa defendeu o federalismo, o abolicionismo e a promoção dos direitos e garantias dos cidadãos. Foi o primeiro-ministro da Fazenda do governo republicano do Marechal Deodoro da Fonseca com um projeto de desenvolvimento e industrialização do País, que infelizmente fracassou por erros e sabotagem dos interesses antinacionais. Estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (1897), ocupando a cadeira n.º 10, o que motivou a criação do Dia Nacional da Língua Portuguesa, celebrado também em 5 de novembro, instituído pela lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006.

2 COMENTÁRIOS

  1. Rui Barbosa foi um dos maiores políticos conservadores do Brasil, de todos os tempos.
    As Reformas Fundamentais que efetuou foram vitais para Brasil caminhar rumo economia de mercado.

  2. Muito importante q um
    homem da independência moral e política do nível de Aldo Rebelo destaque a data de nascimento de uma personalize fascinante, Rui Barbosa.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui