Pelé 81 anos

Ilustração Elifas Andreato.

Neste 23 de outubro, a Seção Brasilidades do Portal Bonifácio comemora os 81 anos de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nascido em Três Corações-MG e consagrado o maior atleta de todos os tempos jogando pela Seleção Brasileira e pelo Santos Futebol Clube. O cronista Nelson Rodrigues profetizou a realeza de Pelé quando viu uma partida do futuro rei do futebol contra o time do América no Rio de Janeiro em março de 1958, e escreveu em sua crônica na Manchete Esportiva: “E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: – a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento”. Pelé cobriu o futebol mundial e o Brasil de glórias propiciadas por um espetáculo único nascido de sua habilidade, de sua força, de seu gênio. Pelé nunca renunciou à sua brasilidade em troca de qualquer identidade politicamente correta. Pelé é a imagem da criatividade, do talento e do espírito inventivo do brasileiro. Em campo, jogando futebol, Pelé foi a imagem e a ideia do melhor Brasil que podemos conhecer.

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo texto muito bem elaborado e tem uma verdade quem viu o Pelé jogar ao vivo-viu quem não viu bate palma como dizia Arturzinho (Dr) muito obrigado pelo texto e parabéns PS sou corintiano mas antes de tudo sou Pelezista. 😷👍🙏🏽

    • Parabéns pela matéria tão justa e merecida! Sintetizando para todos, o quanto foi genial o nosso Rei do Futebol – o nosso “Rei Pelé”! Vida longa … para o nosso Deus do Futebol!

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui