Palmeiras

A Seção Brasiliana do Portal Bonifácio celebra os 70 anos da primeira conquista brasileira de um torneio mundial de clubes, em 1951, pela Sociedade Esportiva Palmeiras. A competição realizada no Brasil teve o Maracanã como palco da decisão entre o Palmeiras e a Juventus da Itália. Na disputa em dois jogos, o clube brasileiro venceu a primeira partida por 1×0 e empatou a segunda em 2×2. Os gols brasileiros foram marcados por Rodrigues e Liminha na decisão. Em 2014, ano do centenário do Palmeiras, o Comitê Executivo da FIFA reconheceu a competição como o Primeiro Mundial de Clubes. A delegação dos campeões mundiais foi recebida em São Paulo por uma manifestação de 1 milhão de pessoas, segundo manchete do jornal Gazeta Esportiva da época. O Brasil tinha perdido a final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai no Maracanã e a vitória do Palmeiras recuperou a confiança dos brasileiros no nosso futebol.

1 COMENTÁRIO

  1. O Palmeiras foi a pedra fundacional do campeonato mundial interclubes. Depois dele, todos os demais times almejaram esta conquista. E o Fluminense foi o primeiro a se juntar ao melhor do mundo, criando a partir daí, um clube seleto em que todos os anos presta-se concurso para entrar. É pior que o Enem! Este texto é uma justa homenagem!

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui