O que ler para conhecer o Brasil

Neste 21 de maio, dia da língua nacional, a seção Brasiliana do Portal Bonifácio homenageia Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839, onde faleceu em 1908. Machado de Assis era filho de Francisco de Assis, mulato, e de Maria Leopoldina da Câmara Machado, portuguesa e branca.

Autor de 10 romances, 200 contos, cinco peças de teatro e 600 crônicas, obra literária considerada monumento da língua portuguesa e crônica social da vida no Brasil na segunda metade do século XIX. Fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, o escritor testemunhou episódios transformadores da vida nacional como a Abolição e a República.

A qualidade de seus romances, contos e crônicas deram a Machado de Assis o reconhecimento pela crítica como um dos gigantes da literatura universal, orgulho da língua nacional, a língua portuguesa, e da cultura do Brasil.

1 COMENTÁRIO

  1. Linda homenagem a esse grande monumento da língua portuguesa, pena que nossas escolas não mostra isso aos nossos jovens e a mídia poderia no dia de hoje mostrar um pouco do que foi Machado de Assis quem sabe até nossa presidente passava respeitar mais a língua portuguesa e a constituição.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui