Jangadeiros Alagoanos

Publicado no Blog História de Alagoas

Hoje, 27 de agosto de 2022, às 11 horas da manhã, comemora-se o centenário do início da épica viagem que quatro jangadeiros alagoanos empreenderam de Jaraguá até o Rio de Janeiro a bordo de uma frágil jangada.

O histórico feito, que homenageava o Centenário da Independência do Brasil, foi realizado pelos pescadores Umbelino José dos Santos, com 45 anos e mestre da embarcação, natural de Passo de Camaragibe; Joaquim Faustilino de Sant’Ana (41), de Barra de São Miguel; Eugênio Antônio de Oliveira (28) e Pedro Ganhado da Silva (36), estes de Coruripe.

Ingressaram na Baía da Guanabara somente no dia 2 de dezembro, às 11h30. Nos 98 dias de viagem foram atingidos por nove tempestades.

De volta a Maceió, os Jangadeiros alagoanos receberam várias homenagens, entre elas deram nome uma importante rua da Pajuçara e, muitos anos depois, a uma Escola de Samba. O monumento originalmente erigido para eles não mais existe.

Em breve, o História de Alagoas e a Tribuna Independente publicarão a história desse feito com detalhes não revelados até nossos dias. O resumo dessa história, postada em 14 de junho de 2016, pode ser visto aqui: https://www.historiadealagoas.com.br/a-epica-viagem-dos-jangadeiros-alagoanos-ao-rio-de-janeiro-em-1922.html

Não há posts para exibir

Deixe um comentário

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui