Imperatriz Leopoldina

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio homenageia a imperatriz Leopoldina, nascida Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena em 1797 na Áustria e falecida em 1826 no Rio de Janeiro, primeira esposa do imperador D.Pedro I e Imperatriz Consorte do Império do Brasil. Leopoldina pertencia à mais importante Casa Real da Europa (Habsburgos), era filha do imperador Francisco I e cunhada do imperador francês Napoleão Bonaparte. Há historiadores que atribuem ao seu prestígio e virtudes diplomáticas a vitória no projeto de independência e unidade do Brasil, executado por D.Pedro I e José Bonifácio. Portadora de sólida formação intelectual, trouxe consigo uma vasta biblioteca e articulou missões científicas e artísticas de europeus no Brasil. Tomada de amor pelo Brasil e pela causa da independência do País que adotou, a imperatriz Leopoldina deve ser considerada e venerada como personalidade importante da história e da construção do Brasil. A escola de samba Imperatriz Leopoldinense é batizada em sua homenagem. É nome de avenida em São Paulo e merecedora de muitas reverências em todo o Brasil. Em 2017, a Câmara dos Deputados celebrou com a publicação de um livro os 200 anos de sua chegada so Brasil.

Não há posts para exibir

3 COMENTÁRIOS

  1. Como era mãe de DPII, provavelmente foi responsável, além de José Bonifácio, pela formação e gosto dele pelos estudos e ciências

  2. A Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina e o Bairro Jardim Dona Leopoldina de Porto Algre, também são homenagens à Imperatriz do Brasil.

Deixe um comentário

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui