Homenagem ao cinema brasileiro

Neste 19 de junho, a seção Brasiliana do Portal Bonifácio celebra o dia do cinema brasileiro e homenageia o filme São Bernardo como peça valiosa na estreita ligação entre o cinema e a literatura nacionais. Para o filme rodado na cidade alagoana de Viçosa, em 1971, o diretor Leon Hirszman dispensou roteiro e orientou o elenco de atores e os protagonistas Othon Bastos e Isabel Ribeiro a lerem os diálogos diretamente no livro homônimo de Graciliano Ramos.  São Bernardo deu a Othon Bastos o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado, ganhou o prêmio Air France de melhor filme em 1973 e ainda mereceu o Coruja de Ouro de melhor diretor e melhor atriz coadjuvante para Vanda Lacerda. O filme conquistou o prêmio de Melhor Adaptação Literária da Embrafilme e foi reconhecido com a Margarida de Prata da CNBB.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente homenagem a esse singelo alagoano Graciliano Ramos, homem que plantou fé em seu caminho através das sementes das letras de seus romances, do correta conceituação de vida publica, sendo São Bernardo retratada em nossa terra natal Viçosa-AL em que a difícil tarefa de viver e aceitar o outro na dureza de um coração de homem castigado pela ausência da afetividade.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui