Gonçalves Dias

A Seção Brasiliana do Portal Bonifácio registra, neste 3 de novembro, os 156 anos do falecimento do poeta Antônio Gonçalves Dias (Caxias-MA, 10 de agosto de 1823 – Guimarães-MA, 3 de novembro de 1864), considerado ao lado de Castro Alves os dois maiores poetas brasileiros. Patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras, destacou-se como advogado, jornalista e teatrólogo. Os poemas Canção do Exílio e I-Juca Pirama são marcas do patriotismo deste poeta nacional, pesquisador das línguas indígenas e do folclore brasileiro. Autor do Dicionário da Língua Tupi, descreveu a natureza local e os mitos, dramas e conflitos dos indígenas.

1 COMENTÁRIO

  1. Cada vez que vejo uma matéria no Portal Bonofácio, fico a refletir: “como fomos mau formados, desde o primário, pouco ou quase nnada sabemos da História do Brasil”. Ainda nos orgulhamos de quando criança formar fila na entrada da escola e cantar o hino Nacional”.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui