Euclides da Cunha

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio celebra, neste 20 de janeiro, o aniversário de 156 anos do nascimento de Euclides da Cunha. Militar e jornalista, Euclides marcou sua vida pelo livro Os Sertões a partir da cobertura jornalística para o jornal O Estado de São Paulo do conflito envolvendo rebeldes sertanejos e o Exército Brasileiro na Bahia. A obra de Euclides reúne jornalismo, história e uma interpretação original da sociedade brasileira revelando ao Brasil o sertanejo, o Brasil profundo ignorado nos meios urbanos. Ao chegar ao sertão da Bahia, Euclides era portador dos preconceitos do final do século XIX contra o mestiço e a mestiçagem, mudou de opinião ao conhecer Canudos e redescobriu o sertanejo, sintetizado na frase que ficou famosa: “o sertanejo é antes de tudo um forte”.

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre lembrado pelo seu legado esplêndido. Grande escritor, jornalista e brasileiro. Teve sua história marcada por um livro que todo cidadão brasileiro deveria ler. Diz muito sobre nosso Brasil. Um clássico, não apenas da língua portuguesa, mas mundial.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui