Estádio do Morumbi

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio registra, neste 2 de outubro, o aniversário de 61 anos da inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, em São Paulo. Projetado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, representante da chamada Escola Paulista, o Morumbi é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo. As linhas arquitetônicas do Estádio são marcadas pela imponência e beleza dos traços delineados por Vilanova Artigas. No estádio, o São Paulo Futebol Clube, seu proprietário, conquistou 20 de seus títulos, entre eles duas Copas Libertadores da América. Os outros três grandes clubes paulistas conheceram momentos de glória jogando no Morumbi: no Estádio Cícero Pompeu de Toledo o Santos Futebol Clube venceu cinco títulos paulistas e um campeonato brasileiro; o Corinthians ganhou três títulos brasileiros e o Palmeiras alcançou quatro de seus 10 títulos nacionais e uma Copa do Brasil, além da vitória histórica no campeonato paulista de 1974 sobre o Corinthians.

1 COMENTÁRIO

  1. Boas: lembranças e detalhes
    Talvez fosse bom acrescentar a capacidade de público, inclusive comparativa, pelo menos com o Pacaembu, pois pode explicar porque tantos títulos foram disputados nele
    Mais parabéns

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui