Curupira

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio celebra, neste 17 de julho, a figura folclórica do Curupira, protetor das florestas. Originário do Tupi, o termo significa corpo de menino e é descrito como personagem curioso, forte e ágil, de cabelos ruivos e pés voltados para trás. Segundo a lenda, ele vive nas matas, faz travessuras contra os agressores e consegue confundir com suas pegadas invertidas quem maltrata as florestas. Do Maranhão ao Espírito Santo, o Curupira é também conhecido como Caipora. No Estado de São Paulo, o governador Abreu Sodré instituiu, por lei de 1970, o Curupira como “símbolo estadual de guardião das florestas e dos animais que nela vivem”. Na cidade de São Paulo, no Horto Florestal, há um monumento ao Curupira e no município de Olímpia (SP) o Curupira é considerado autoridade municipal protetor da população, dos visitantes, das matas e dos pássaros durante o mês do folclore. O primeiro registro da existência do Curupira se deve ao Padre José de Anchieta, que notou a devoção dos índios a este personagem das matas.

2 COMENTÁRIOS

  1. O “Grande Antônio Vieira”, sempre puxava nas orelhas do ” Catolicismo Barato”: seus sermões continuam sendo verdadeiras lições de cristianismo. Sinceramente Roberto Wanderley

  2. Interessante, Aldo Rebelo ! Já tenho mais uma “estorinha” pra contar pra os meus netos. 👏👏👏

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui