Curitiba

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio celebra, neste 29 de março, o aniversário de 328 anos da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, fundada pelos Bandeirantes em 1693 em área demarcada, segundo a tradição, pelo cacique Tindiquera (na ilustração), líder da população indígena que habitava o local. Curitiba, que significa em Tupi “Mata dos Pinhais”, foi entreposto importante dos tropeiros dos séculos XVIII e XIX entre Sorocaba-SP e Viamão-RS e tornou-se, em 1853, a capital da Província do Paraná, emancipada de São Paulo. É a cidade natal da poetisa Helena Kolody, do escultor e ilustrador Poty Lazzarotto e do escritor Dalton Trevisan.

1 COMENTÁRIO

  1. O Portal Bonifácio, no seu propósito cumpre um papel fundamental no processo de evolução da formação da consciência, socio-econmica, intelectual, numa ótica inovadora de desenvolvimento sustentável , de regaste e compreensão da realidade histórica do Brasil, reafirmando a imperiosa construção de unidade de projeto nacional de soerguer a nação Brasileira , a condição de real de sua capacidade extraordinária geradora de riqueza, soberania, legítima, proporcional distribuição desta riqueza, elevando democraticamente, o seu povo, um nível compatível de ascençãof, em todos os sentidos humanitários, liberdade e respeitoso identidario, justo direito de uma vida digna e plena !

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui