Congresso da UNE – 1979

A seção Brasilidades do Portal Bonifácio celebra neste 29 de maio o início do XXXI congresso de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1979, no Centro de Convenções de Salvador-BA, cedido pelo então governador Antonio Carlos Magalhães. O encontro, apoiado pelas forças patrióticas e democráticas, elegeu uma diretoria provisória da entidade maior dos estudantes brasileiros.

1 COMENTÁRIO

  1. Grande Aldo! Até me emocionei ao ver esta publicação. Eu estive lá como delegado da Unesp, Campus de Rio Claro-SP, onde graduei em Geologia. Evento inesquecível! Participei do grupo de reforma do estatuto. Realizamos o Congresso debaixo de pressão da ditadura militar porque a UNE estava proscrita e seus dirigentes colocados na clandestinidade. Durante o evento, no plenário noturno, a iluminação do Centro de Convenções da Bahia era intencionalmente apagada; pura sabotagem para nos amedrontar e dispersar. Mas não arredávamos o pé do local e, pelo contrário, dávamos as mãos e bradávamos uníssonos: – ‘’A UNE somos nós, nossa força é nossa voz!’’ Lições de resistência democrática indelével para a história do Brasil! Inspiração contumaz para enfrentarmos novamente a ameaça autoritária que ronda nossa pátria.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui