Batalha do Riachuelo

Riachuelo - pintura (1883). Autor: Victor Meirelles (Florianópolis-SC, 1832 - Rio de Janeiro-RJ, 1903).

A seção Brasiliana do Portal Bonifácio celebra, neste 11 de junho, o dia da Marinha do Brasil e homenageia os 156 anos da Batalha do Riachuelo (11 de junho de 1865), ocorrida no Rio Paraná, na altura da província de Corrientes (Argentina), e decisiva para o futuro da Guerra da Tríplice Aliança, travada entre Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. O confronto envolveu nove navios (59 canhões) e 2.287 lutadores do lado brasileiro; e sete navios (38 canhões) e seis chatas, com 1.472 combatentes do lado paraguaio. A esquadra brasileira, comandada pelo almirante Barroso destruiu a esquadra paraguaia, bloqueando o rio Paraná para a navegação dos navios de Solano López. A Marinha do Brasil celebra o 11 de junho como sua data maior e destaca em especial dois heróis, o Marinheiro Marcílio Dias e o Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh, que tombaram defendendo a bandeira do Brasil da investida paraguaia.

1 COMENTÁRIO

  1. Aldo Rebelo,um dos brasileiros mais preparados do nosso país…Tem todas as credenciais para ser nosso Presidente da República…

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui