Dia do Saci

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio homenageia, neste 31 de outubro, o dia do Saci Pererê, contraponto ao halloween, ou dia das bruxas, modismo neocolonial importado dos Estados Unidos. A data valoriza o folclore brasileiro na figura do personagem que aparecia com suas brincadeiras sempre à noite, cujo nome tem origem na língua Tupi-Guarani. A lenda do Saci provavelmente surgiu entre os povos indígenas do sul do Brasil durante o período colonial, onde ele era retratado como um menino índio que morava na floresta, com sua pele bronzeada e uma cauda. Em outras regiões do Brasil aparece como menino negro, usando gorro e fumando cachimbo. No futebol, o Saci está presente como mascote do Internacional de Porto Alegre e foi imortalizado na literatura brasileira na obra do escritor Monteiro Lobato e nos desenhos do cartunista Ziraldo. Na Câmara dos Deputados, projetos dos ex-deputados Aldo Rebelo, Chico Alencar e Ângela Guadagnin tentaram oficializar o 31 de outubro como Dia do Saci e do folclore brasileiro.

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou caipira do interior do Estado de São Paulo. O Saci faz parte da memória/legado da minha família. Temos inúmeras histórias ( com h) desse menino travesso em nosso sítio na cidade de Iacanga-SP. Viva o Saci!
    Lara Fernanda Modolo Ducci.

  2. Parabéns ao Bonifácio por prestigiar e fomentar nossos valores, cultura, folclore e identidade ! Temos nossa mitologia, nossas lendas, por sinal, riquíssimas, nossos símbolos, e a nossa própria face. Não precisamos nos espelhar em pais algum.
    Vamos festejar o que é nosso !

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui