7 de setembro

Independência ou Morte (1888). Quadro de Pedro Américo (1843-1905).

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio celebra, neste 7 de setembro, a data magna da Pátria, a Independência do Brasil, proclamada em 1822 pelo príncipe regente e futuro imperador D.Pedro I às margens do Riacho do Ipiranga, no atual município de São Paulo. O Brasil nasceu independente como o maior país do mundo em extensão territorial e unido sob a monarquia centralizada dirigida por D.Pedro I. Papel relevante na articulação da Independência tiveram o patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e a princesa Leopoldina, esposa do futuro imperador. A data que deveria reverenciar a união dos brasileiros é hoje lamentavelmente usada em manifestações que, independentemente da legitimidade, dividem o País.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, considero preocupante as manifestações antidemocrática realizadas hoje com apoio do Presidente da República, fiquei assustado com o ato aqui em Maceió, mais abrisse uma porta, a elite paulista através do pSDB começa a exteriorizar sua indignação com as circunstâncias e suas consequências, é um início de novo momento e quem sabe início de movimento mais amplo vejo Aldo Rebelo como o nosso “Ulisses” nosso “Teotônio”, eles são alguns e nós somos mais, viva a Democracia, viva a independência.

  2. Sm querer “terceirizar” responsabilidades, não temos como ignorar que o presidente da República, como chefe de Estado, deveria passar uma mensagem de paz, equilíbrio, tranqulidade, ao contrário, ele fomenta a desunião, discórdia e vandalismo contra as instituições.

Deixe um comentário

Os comentários serão avaliados pela redação. Solicitamos que o debate de ideias seja mantido em nível elevado, à altura da busca de soluções para os problemas nacionais. Não se admitem xingamentos pessoais nem acusações que configurem os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui