200 anos de Independência

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio anuncia a Campanha promovida pelo Instituto José Bonifácio para que a cédula de 200 reais a ser lançada pelo Banco Central homenageie os 200 anos da Independência do Brasil, efeméride maior da Pátria. A proposta é que a cédula tenha na sua face as figuras de Dom Pedro I, proclamador da Independência e primeiro imperador do Brasil, e do Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva; e no verso a cédula deverá exibir o quadro da Independência pintado pelo artista Pedro Américo. Celebrar a memória e a história do Brasil na cédula anunciada tem efeito educativo para gerações de brasileiros reverenciarem os construtores da Pátria e os momentos decisivos da formação da Nação Brasileira.

Não há posts para exibir

14 COMENTÁRIOS

  1. Uma independência que precisa ser renovada: o Brasil precisa nunca mais ser ” um jigante adormecido.

  2. Porque usar imagem de uma pintura que não representa a realidade e induz ao erro histórico? E porque D. Pedro? Qual foi na realidade o papel dele? Em termos de merecimento nem se compara a Dona Leopoldina. Precisamos aprofundar nós estudos da nossa história.

    • E é neste ponto que a ti concordo ao máximo. Como principal “arquiteta” da independência, seria muito mais interessante pôrmos D. Leopoldina, pois na história numismática dela já não existem homenagens.

  3. Imperatriz Leopoldina. Essa sim merece todas as honras, considerações e reconhecimento do povo brasileiro. Será de imensa grosseria e ingratidão, se ela não figurar nesta homenagem.

  4. Sem dúvida uma bem lembrada homenagem, a cédula realmente ficaria menos fria como são as já usadas há muito desde a criação da moeda,

  5. Homenagem mais que justa !! Será marcante quero estar presente Aldo! Neste data. Me avisa !!! Abs Parabéns pela iniciativa!!’

  6. Homenagem muita justa!!! Totalmente de acordo com o modelo exposto frente e verso!! Ficou linda e bastante simbólica!!!

  7. Dos nossos bancos de escolas o que é é um legado transcendente levados biólogos ,pois precisamos de alicerces de nação e não de bichos Soutos…

    • Sem dúvida uma homenagem mais que justa ao patriarca da independência do Brasil,José Bonifácio,mas não corrigir um erro histórico é lamentável e só reflete uma socidade machista e o quanto a nossa história é mentirosa.
      D.Leopoldina foi quem nos tornou independetes,assinou em 2 de setembro,D.Pedro só consintiu.Acho que seria de bom tom contar a verdade.

Deixe um comentário

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui