90 anos de São Bernardo

(Imagem da capa: Editora Itatiaia)

A Seção Brasiliana do Portal Bonifácio celebra os 90 anos da publicação do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Nascido em Quebrangulo, Alagoas, o autor viveu sua infância e adolescência em Viçosa, cidade centenária conhecida como Princesa das Matas pelo verde intenso de sua área rural, com vistosas palmeiras às margens do rio Paraíba e a singularidade de seus casarões coloniais multicoloridos ao longo de ladeiras e ruas de paralelepípedos circundando a Igreja da Matriz e a praça Apolinário Rebelo.

A terra natal de Teotônio Vilela e Zé do Cavaquinho serviu como cenário para locação do filme homônimo, dirigido por Leon Hirszman em 1971 e lançado em 1972, no qual o autor retrata personagens reais do livro, cujo título se refere às relações de poder e disputa pela posse de uma fazenda situada no município.

Estrelado por Othon Bastos no papel do protagonista Paulo Onório e Isabel Ribeiro interpretando a professora Madalena, o drama contou ainda com os atores Mário Lago, Vanda Lacerda, Nildo Parente, Jofre Soares e centenas de figurantes viçosenses. A direção de arte coube a Luís Carlos Ripper e música de Caetano Veloso.

Entre os prêmios recebidos pelo filme, estão o de melhor ator para Othon Bastos no Festival de Gramado, o Prêmio Air France de 1973 como melhor filme, diretor (Leon Hirszman), ator (Othon Bastos) e atriz (Isabel Ribeiro), além do Coruja de Ouro de melhor diretor e atriz coadjuvante (Vanda Lacerda).

Conhecido como Mestre Graça, fazem parte de sua obra como romancista e cronista as publicações Infância, Caetés, Angústia, Terra dos Meninos Pelados, Histórias de Alexandre e Insônia. Entre seus romances, Memórias do Cárcere e Vidas Secas também viraram filme.

Não há posts para exibir

Deixe um comentário

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui