Abolição da escravidão

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio celebra, neste 13 de maio, na assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel, acabando com a escravatura no Brasil em 1888. Quando assinou a lei, a princesa Isabel ocupava a Regência do Império do Brasil em razão do afastamento do Imperador D.Pedro II. A princesa mantinha entre seus amigos líderes abolicionistas negros e mulatos, entre eles o engenheiro André Rebouças e o jornalista e politico José do Patrocínio. A Lei Imperial nº 3353 declarava em seu artigo primeiro “extincta desde a data desta lei a escravidão no Brasil” e pode ser considerada a mais avançada legislação social da história do Brasil.

Não há posts para exibir

3 COMENTÁRIOS

  1. Aldo Rebelo é um homem que dignifica a boa política , com posições coerentes , inteligentes e republicanas, infelizmente cada vez mais difícil nesse novo mundo onde são fabricados personagens nas redes sociais .

  2. Aldo Rebelo é um dos poucos políticos que pensam no presente do passado e no presente do futuro para usar uma expressão de Santo Agostinho. Além do mais é um dos raríssimos que conhecem a trajetória de Joaquim Nabuco, o grande defensor da abolição da escravatura do Brasil.

    • Concordo inteiramente ! Por tal razão e legado raro de ações políticas já transbordante de contribuição ao país, vejo como uma necessidade a ocupação da vaga do Senado por São Paulo. Uma nação com destino histórico de tamanho continental exige visão abrangente e hábil diplomacia para retomar caminhos seguros de desenvolvimento. Aldo tem capacidade e autoridade para isso. Gostei da frase ! Minha opinião, diante do incessante dinamismo de Aldo o presente do passado serve sempre para o presente de nosso futuro. Abs

Deixe um comentário

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui