Criação da aviação militar

A Seção Brasiliana do Portal Bonifácio celebra a inauguração oficial da Escola de Aviação Militar no dia 10 de julho de 1919. A Aviação Militar ficou dividida entre a Marinha e o Exército até a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941. Em 1943, o presidente Getúlio Vargas criou, por decreto, o primeiro grupo de aviação da caça da FAB, que cumpriu na época campanha nos céus da Itália em defesa da democracia e contra o nazismo, sob o comando do Tenente-Coronel Nero Moura. Em 1971, foram inauguradas as instalações da atual Academia da Força Aérea no município de Pirassununga, em São Paulo.

Não há posts para exibir

1 COMENTÁRIO

  1. Brasileiros, principalmente aviadores do Exército Brasileiro, seguindo os princípios de Douhet da unificação do poder aéreo foram os
    Incentivadores que resultou na criação da Força Aérea em 1941. Esse conceito de unificação se consolidou e no mundo todo foram criadas Forças Aéreas. Infelizmente, fruto do desconhecimento das características do emprego da arma aérea, no Brasil, há tentativas de voltar ao passado, pulverizando meios aéreos como ocorreu recentemente através de um decreto ampliando o leque de emprego da Aviação do Exército. Felizmente, a razão prevaleceu e o decreto foi revogado . Há fundamentadas razões para que o Ministério da Defesa defina áreas de responsabilidade para cada Força visando a otimização do seu emprego conjunto. Enquanto não forem definidas estas áreas de responsabilidade, nossas Forças Armadas estarão sujeitas a uma descoordenação da aplicação dos recursos.

Deixe um comentário

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui